Rosas negras

Rosa negra

As rosas negras não existem na realidade, o mais semelhante que existe é a Black Baccara, e ainda assim não é verdadeiramente negra, mas sim de um vermelho ou rosa tão escuro que ganha tons de negro. Portanto começamos desde já por dizer que as rosas negras não existem de verdade.

No entanto onde a rosa negra é bastante comum é nas histórias e na ficção, onde se referem às rosas através de várias simbologias, mas também no presente elas são mencionadas, mesmo sendo fictícias. Vamos analisar o significado destas dentro das várias realidades.

Linguagem das flores

No século XIX a linguagem das flores tornou-se popular. Nesta altura a rosa negra significava morte ou ódio. Também significam despedida, rejuvenescer e nascimento. Também é símbolo de uma guerra ou jornada em que o soldado não esperava voltar. Um significado alternativo é “pura devoção”, visto que uma rosa negra de verdade é impossível de produzir.

Romance

Uma rosa vermelha normalmente é um presente romântico, representando o romance e o amor. Rosas negras são símbolo de amor trágico. Elas estão relacionadas com tristeza que pode surgir no relacionamento.

Tarô

Enquanto na carta de tarô da morte, a rosa branca simboliza pureza, perseverança e humildade, uma rosa negra pode significar o contrário.

No número XIII das cartas de tarô, a carta da Morte, existe uma bandeira cuja morte está a suportar, e caso seja uma rosa negra isso irá significar impureza ou imoralidade e vingança. A rosa negra também significa sem regresso ou sem esperança.

Outros significados

As rosas negras não são apenas um símbolo de romance trágico. Elas também simbolizam a morte, o ódio e a despedida. Nos funerais podem haver rosas negras. Além disso, se alguém for numa grande jornada e podem não voltar, podem ser oferecidas rosas negras como despedida.

Partilha na tua rede social:
Mais no Mundo Rosas:
Aviso legal Contacto